quarta-feira, 25 de março de 2009


Irmãos Campana




Uma pequena biografia.

Nesta página, você vai conhecer um pouco sobre estes dois brotenses de coração: Humberto e Fernando Campana. Os dois irmãos são hoje conhecidos em todos os lugares do mundo por suas inigualáveis qualidades numa arte extremamente técnica e sofisticada: o design de arte, mas que eles inovam cada vez mais, maravilhando a todos com sua simplicidade e com a utilização de materiais comuns, encontrados em todos os lugares.
Seu pai, já falecido, o Dr. Alberto Campana, nasceu em Jau, SP, e depois de formado em Engenharia Agronômica, radicou-se em Brotas, onde trabalhou por muitos anos na Casa da Lavoura, a qual hoje tem o seu nome. Sua mãe, Dona Célia Maria Piva Campana, brotense de família tradicional, foi professora no famoso Grupo Escolar Dona Francisca Ribeiro dos Reis, de Brotas.
Os dois viveram sua infância e adolescência em Brotas. Já formados, foram para São Paulo, onde iniciaram sua carreira artística.
Nestes quase 20 anos, viajaram pelo mundo todo, fazendo exposições pessoais e coletivas, workshops, palestras, cursos, ganharam inúmeros prêmios, tem suas obras expostas nos principais museus do mundo e são hoje, sem dúvida nenhuma, reconhecidos pela crítica especializada, como designers de maior criatividade deste início do século XXI.


Poucos privilegiados podem se dar ao luxo de ter em casa uma peça dos Irmãos Campana. O preço é alto, sim. Mas está à altura destes dois paulistas que colocaram o Brasil na vanguarda do design. E o mais engraçado é que tudo começou em uma feira, onde Fernando, 45 anos, e Humberto, 53, compraram um rolo de cordas. Este elemento popular ganhou forma nas mãos dos designers e se transformou na peça Vermelha, cadeira responsável pela projeção internacional da dupla e hoje pertencente ao acervo do Museu de Arte Moderna de Nova York (MoMA). Tudo é arrojado no trabalho dos irmãos, que quando crianças, na interiorana Brotas (SP), já deixavam de lado o futebol para construir cabanas. Do design aos materiais, todas as peças têm um ar transformador. Sarrafos, cordas, bonecas de pano e reciclados trazem novas interpretações para móveis e objetos.
- Nas favelas se faz colchões e acolchoados com todo tipo de pedaço de tecido. A gente começou com isso e pensamos em sushi. Diferentes texturas enroladas todas juntas - comenta a dupla ao descrever a série de móveis Sushi (2002/2004) em seu site. É devido a esta versatilidade no uso de materiais, à linha inovadora e à particularidade de dialogar com o ambiente em que suas criações estão inseridas que a dupla foi convidada para palestrar na UNIASSELVI. Acostumados a partilhar o conhecimento e a experiência em workshops pelo Brasil e no Exterior, os Campana vêm a Indaial amanhã para falar sobre o tema Mão x Indústria. Para quem não vai à palestra ou para aqueles que desejam se informar mais sobre os designers, vale dar uma passada no site http://www.irmãoscampana.com.br/.



Em baixo você pode ver duas de suas obras.

Poltrona Jacaré


Poltrona Cone - Aço inox e policarbonato


Nenhum comentário:

Postar um comentário