domingo, 29 de março de 2009

Andy Warhol




















Quem é Andy Warhol ? Andrew Warhola (mudou de nome mais tarde, por achar que soava mais americano). era descedente de checos que teve uma infância pobre em Pittsburgh , mas sempre teve a oportunidade de estudar (ele se formou na Carnegie Mellon). Após se formar se mudou para Nova Iorque. Trabalhou no mundo publicitário, criando capas de cds (quem não lembra daquela famosa banana na capa do disco do Velvet Underground?), livros, revistas, e logo obteve muito sucesso, o que lhe abriu possibilidades no mundo da arte.

Vapa do cd do Velvet Underground


Por ser admirador da cultura americana e principalmente, consciente da época em que vivia (anos 50/60), Warhol utilizou como temas o consumismo e as celebridades (que na verdade não passam de suproduto do consumismo).Embora seja considerado por muitos como um pintor, Warhol pintou pouquissímos quadros. Grande parte deles eram serigrafia, e em muitas vezes, Warhol apenas dizia o que queria e outras pessoas executavam a obra. Isso faz de Warhol um dos primeiros artistas conceituais, ou seja, um artista que idealiza uma obra mas não necessariamente a executa. Além de poder criar mais obras (já que ele teria que se preocupar somente com o conceito), a maneira de fazer suas obras refletiriam exatamente aquilo que elas retratam: rápidas, em grande escala e de certa forma impessoal (já que não teria a pincelada de Warhol). Mas notem que mesmo que ele “apenas” idealize uma obra e não a execute diretamente, é extremamente fácil de reconhecer uma obra de Andy Warhol, o que demonstra que mesmo apenas no papel de idealizador, ele conseguiu imprimir um estilo muito pessoal na sua arte.

Essa a grande genialidade desse artista: Warhol, de uma maneira única, captou a essência da segunda metade do século XX.

Warhol desenhou a Coca-Cola em sua obra não só por que é o produto mais vendido, símbolo do capitalismo, mas porque para ele, a Coca era um símbolo de igualdade. Tanto você quanto a Madonna, Tom Cruise ou Britney Spears bebem a mesma Coca-Cola. Não importa a classe social, você sabe que a Coca-Cola que eles bebem tem o mesmo sabor que a sua.
Sempre Coca-Cola.
Também é comum quadros de personalidades famosas repetidas a exaustão. Aí possivelmente ele quer passar a idéia de que essas personalidades são conhecidas por todos, estão em todos os lugares (revistas, TV, Internet), e talvez elas estarem pintadas com varias cores diferentes num mesmo quadro mostre que elas não são necessariamente retratadas pela mídia da maneira que elas realmente são.

Ou seja. são infinitas interpretações que podem ser dadas a seus quadros, o que demonstra que a pop art, embora parece uma arte fácil e rapidamente consumível, é bem mais complexa (e interessante) do que pode aparentar.


Nenhum comentário:

Postar um comentário